quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

2013 E FINANÇAS

Sabemos que Janeiro é um mês que começa com muitas contas para pagar. Muitas compras feitas em dezembro, e juntam-se ás contas habituais, e as que chegam, como IPTU, todos os gastos com escola... Para muitos, o ano começa bem difícil neste aspecto, pois só se dão conta do que gastaram quando chegam as contas para pagar.
Muitas pessoas não sabem quanto gastam, compram por impulso, não se planejam, e geralmente, esses perfis sem embolam em dívídas, que viram bola de neve. E é muito desagradável vivenciar problemas com o dinheiro. Mas, com força de vontade e determinação, essa situação pode mudar. E você sabe como? Com planejamento. Muita gente acha isso chato, que é uma chato fazer...mas é necessário, senão você não vai saber onde é o ralo que seu dinheiro escoa! Aproveita, e faça disso um aprendizado. Falando em planejamento, aqui no Brasil, planejamento financeiro deveria ser assunto corriqueiro nas famílias, e até ser matéria de todas as escolas(algumas já possuem, e eu acho o máximo!), pois é fundamental a colaboração e compreensão da família. PRIMEIRO PASSO: ANOTAR TODOS OS GASTOS Anote todos os gastos durante um período. Analise, anote também os gastos fixos, os gastos inesperados. E faça um estudo.
Leva um tempo até conseguir reunir todos os gastos em suas anotações, mas vale a pena. Veja onde é necessário dar um aperto no orçamento, e explique a família que será por um período. Não é tarefa fácil, mas com o tempo, será uma grande lição aprendida. Não fique chorando pelo leite derramado, bola pra freente. Ah, não precisa ficar cri-cri, e nem mal humorado.Para passar por período de restrição, seja uma pessoa que irradia energia boa, para ter apoio e colaboração. Agradeça pela situação que te fez abrir os olhos, e agradeça por poder consertar sua vida financeira. Eu super recomendo a leitura de um livro que fez diferença na minha vida:
Bom 2013 a todos, com as melhores energias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário